Reuniões e diálogos são importantíssimos para manter grupos de pessoas alinhados e inspirados.
Porém, nem sempre é uma tarefa fácil. Conseguir a atenção, participação, empatia e engajamento de todos, se torna quase impossível sem uma abertura para conexão emocional.
Na Lift, temos optado por uma forma de alinhamento que tem nos gerado bons resultados. Leia-se, todos cientes de suas responsabilidades, buscando fazer o seu melhor e conectados pelo propósito do projeto.
É uma dinâmica simples, mas poderosa. Funciona da seguinte forma:
Nas nossas reuniões, realizadas todo início e final da semana, definimos uma pauta e adicionamos 3 momentos chave.
Reunião desta Semana
- Check in
- Projetos
- Demanda x
- Demanda y
- Palavra aberta
- Check out
São eles: Check in, Palavra Aberta, Check out.
No Check in: Nesse momento, definimos 2 boas perguntas, em que todos terão seu tempo de fala, que pode ser limitado ou não.
Exemplo: Como estou chegando para essa reunião? (Abertura para falar de acontecimentos e sentimentos que estão rodeando o participante, que muitas vezes podem influenciar no desempenho das atividades)
Qual sua visão sobre o assunto Y?
Palavra Aberta: Momento para a proposição de ideias e melhores formas de trabalho para com o grupo.
Exemplo: E se fizéssemos um podcast?
Já no Check out: é o momento em que vamos nos desligando da reunião e no qual podemos expressar como saímos dela, o que pretendemos após ou como o participante preferir.
Exemplo: Joãozinho – “Saio dessa reunião satisfeito por revê-los, tenho mais clareza sobre minhas dúvidas e pretendo buscas mais informações de como podemos fazer um podcast.”
Mas que benefícios podemos tirar disso tudo?
Fazer com que todos se sintam parte e responsáveis por um projeto é o que garante que ele chegue o mais próximo do objetivo traçado. Para isso, é preciso que todos se sintam importantes no processo, tenham seu lugar de fala e que possam se desenvolver com liberdade.
Esse formato tem nos permitido isso: desenvolver valores como a empatia, ser mais receptíveis a feedbacks e ter nossas ideias ouvidas pelo grande grupo.
O que vocês acham disso tudo? Já participaram de dinâmicas semelhantes?